terça-feira, 18 de outubro de 2011

Especial: Homenageie Carlos Drummond com um Poema

Para comemorar o nascimento de Carlos Drummond de Andrade (31 de Outubro 1902) o Instituto Moreira Salles (IMS) criou um espaço para declamação coletiva dos poemas de Drummond, batizado de o dia D, você escolhe o seu poema preferido do escritor e segue as dicas do site criado especialmente para a comemoração, lá você tem dicas de vídeos e de como fazer o seu, além de um conteúdo exclusivo sobre o poeta que encantou e encanta o Brasil até hoje, no site está disponibilizada uma agenda com a programação de tudo o que ocorrerá no Rio de Janeiro, incluindo debates e exibições de filmes sobre o escritor.

Você tem um poema preferido de Drummond? Então grave o seu poema, faça parte desse dia D e transforme essa ideia em um sucesso. Acesse: http://diadrummond.ims.uol.com.br/

Um clássico da literatura mundial ganhou uma releitura parecida.

A leitura de livros clássicos como Dom Quixote de La Mancha (Miguel de Cervantes) e outros é sem dúvidas um sucesso, tanto que o livro vence a barreira do tempo e continua sendo sucesso entre os leitores ávidos por uma boa leitura. Recentemente o livro ficou nas paradas não por impressão ou digitalização mas porque foi promovida uma leitura coletiva, e essa leitura não funcionou da forma convencional, o sucesso foi gerado graças a uma parceria entre o YouTube e a Real Academia Espanhola (RAE) que fragmentou o livro em 2.149 pedaços e por meio de um formulário de participação dispunha os fragmentos por 6 horas para um determinado participante que após gravado o vídeo disponibilizava o conteúdo para a publicação no YouTube. Um sucesso a leitura do clássico espanhol no link: http://www.youtube.com/elquijote


Ambas as ideias, parecidas por sinal, representam uma evolução da leitura coletiva e também a transformação que passa a literatura com o advento da Internet, onde a participação dos leitores se torna primordial para o sucesso de um livro. Ousaria chamar a ideia do Instituto Moreira Salles de uma Antologia de Vozes em Homenagem a Carlos Drummond de Andrade.

2 comentários:

  1. www.escutaessa.blogspot.com22 de outubro de 2011 às 02:59

    Olá,
    Gostei do seu blog e já estou te seguindo ;)
    Convido vc a visitar o meu blog e se gostar,me seguir ;)
    www.escutaessa.blogspot.com
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata obrigado por sua visita! Pode ter certeza que vamos visitar seu blog sim. Não deixe de curtir a nossa Fan Page: http://www.facebook.com/elodasletras.

    ResponderExcluir