sábado, 28 de janeiro de 2012

Série: Por que você escreve? - Defina a sua ideia e resuma em 3 linhas



Série: Por que você escreve? - Defina a sua ideia e resuma em 3 linhas




Você já parou para pensar que tudo o que você escreve é sobre algo ou alguém? Bom, é claro que já, mas talvez ainda não tenha pensado que tudo o que você escreve é sobre tudo o que você já viveu ou leu, sendo assim são experiências adquiridas de acordo com as vivências e realidades as quais você experimentou. A experimentação real é capaz de dar o tom de realidade e verdade aos quais suas personagens precisam para sobreviverem dentro da trama.


Não há história que você não tenha experimentado ao longo de sua vida, seja como expectador, ouvinte ou leitor, e são as imagens vividas, capazes de dá um tom original de acordo com a sua visão e experiência delas mesmas, as tornando únicas, e tão marcantes quanto foram para você em suas experimentações. Porém nem só de experiências é que pode viver um escritor, a construção de cada personagem, de cada cena e enredo dentro da trama não são unicamente experiências, são experiências macro aprimoradas e estudadas de acordo com cada situação a que se submeterão.


Você já se perguntou como você deve aprimorar essas pequenas experiências e transforma-las em macro? É simples a resposta, é através da pesquisa, e pesquisar exige leitura e é sobre isso que vou lhes escrever um pouco, como você deve pesquisar para a sua história começar a nascer, porém antes de começar a sua pesquisa, você deve saber sobre o que será a sua história e para isso é necessário definir uma ideia desse enredo e para defini-la é necessário resumi-la.


Você é capaz de resumir a sua história em 3 linhas? Se você não conseguir resumir toda a história que vai escrever em três linhas, é porque essa história ainda não está completa e falta alguma coisa. Para resumir a história em três linhas ela já precisa ter amadurecido em sua mente primeiro, depois que isso ocorrer o processo é traze-la para o papel. Veja exemplos de histórias amadurecidas e que deram certo:


Harry Potter:


Garoto órfão que sofre com a rejeição da família, é aceito na escola de bruxaria onde vai para aprimorar seus dons, chegando lá descobre que faz parte de toda uma trama, lutará contra o mal e vencerá.


O Pequeno Príncipe:


Uma criança vive em um reino com sua rosa, cansado de todas as exigências de sua rosa e da monotonia de sua vida parte em busca de novas aventurar, retorna ao seu mundo amadurecido e sabendo o valor de uma verdadeira amizade.




Notem que o resumo em nada tem a ver com a história em si, serve como base principal para um pontapé inicial, meio e final da história, como será o seu enredo e como ela finalizará. Esqueça a história de que as personagens têm um final imprevisível, pois elas não têm, e esse final tem que ser delimitado já no Resumo-Ideia. 


Por tanto Resumo-Ideia é um resumo da história em no máximo três linhas, que contenha a ideia principal da história que será trabalhada, ela precisa estar no presente, ser clara, direta e curta.



Depois que você definiu o Resumo-Ideia de sua historia, dificilmente você fugirá desse enredo principal pois é ela quem defini tudo o que vai ocorrer no futuro, de forma superficial. Caso você tenha dificuldades para resumir a sua ideia em três linhas, saiba que é porque essa ideia não amadureceu completamente, e que ela ainda não está tão clara para você.


Após ter amadurecido a sua ideia e ter o seu resumo pronto, em três linhas e não mais que isso, o próximo passo é que se chama comumente de StoryLine, ou seja, a linha do tempo, e isso veremos na próxima semana.

0 comentários:

Postar um comentário